Tipos de Reprodução                                                                              

Reprodução SexuadaA reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser. A reprodução é uma característica dos seres vivos. A partir dela, novos indivíduos são gerados e assegura-se a perpetuação das espécies. É por meio da reprodução que as informações genéticas são transmitidas entre as gerações. Cada indivíduo originado herda o material genético de seus progenitores.


Produção Dos GametasNos animais, os gametas são formados durante a meiose nas gônadas masculinas e femininas. Em seres humanos, as gônadas masculinas são os testículos e produzem os espermatozoides. As gônadas femininas são os ovários e produzem os óvulos. Os gametas são haploides, ou seja, contém metade do número total de cromossomos da espécie (n).

FecundaçãoA fecundação consiste na união entre o gameta feminino (n) e masculino (n).O zigoto ou célula-ovo é o resultado da união entre os dois gametas, originando uma célula diploideCom isso, os descendentes apresentam características de cada progenitor. Seu material genético é constituído por metade dos cromossomos de origem materna e a outra metade de origem paterna.

A fecundação pode ser interna ou externaNo caso da fecundação externa, o encontro entre os gametas ocorre no exterior do corpo, ou seja, no ambiente. Nesse tipo de fecundação, as fêmeas depositam seus óvulos em ambiente aquático e o macho lança os seus espermatozoides. A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. No caso da fecundação interna, o encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino. Realizam fecundação interna, os mamíferos, aves e répteis. O ser humano realiza reprodução sexuada com fecundação interna. Entenda como ocorre a Fecundação Humana: Após a fecundação, o zigoto sofre uma série de divisões e diferenciações, de acordo com o organismo, até originar um novo ser.

Reprodução Sexuada em PlantasAs plantas podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada, o caso da reprodução sexuada, os gametas são produzidos nos gametângios. Os gametângios masculinos são os estames e os gametângios femininos são os carpelos.


Reprodução AssexuadaA reprodução assexuada é a que ocorre sem a participação de gametas, ou seja, não há mistura de material genético. Nesse processo, uma célula ou um grupo delas se desprendem do corpo de um ser vivo e dão origem a um novo indivíduo. Na reprodução assexuada, os indivíduos formados são geneticamente idênticos entre si, clones. Quando comparada com a reprodução sexuada, a forma assexuada é mais simples e rápida.



Divisão Binária, Cissiparidade ou BipartiçãoConsiste na divisão de um indivíduo em dois, onde o progenitor deixa de existir. Ocorre em bactérias e protozoários.




BrotamentoO indivíduo forma brotos que se separam do corpo do genitor e passam a ter vida independente, originando um novo ser, ex: Comum em bactérias, fungos e poríferos.
EsporulaçãoFormação de células reprodutivas, os esporos, que germinam em condições ambientais adequadas e originam um novo ser, ex: Ocorre em bactérias, protozoários e fungos.
FragmentaçãoQuando um organismo se fragmenta e cada um dos fragmentos origina um novo indivíduo. Ocorre em planárias e equinodermos. Esse tipo de reprodução é característico da estrela-do-mar. Cada um de seus cinco braços podem se partir e originar novos indivíduos. Em vegetais, chamamos de multiplicação vegetativaNesse caso, uma planta pode originar outras a partir de folhas, caules aéreos e caules subterrâneos, como os rizomas, tubérculos e bulbos. A multiplicação vegetativa pode ocorrer de forma natural ou artificial. A multiplicação vegetativa artificial é muito utilizada no comércio de plantas. As técnicas mais comuns utilizadas são a estaca, mergulhia e enxertia.

 

 


 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de óvulos e Tipos de segmentação