Tipos de óvulos e Tipos de segmentação

                                                                

                               Tipos de óvulos

A classificação dos óvulos nos organismos animais varia de acordo com a quantidade e a distribuição de vitelo (substância de reserva energética) presente em seu interior, implicando no padrão de segmentação (ou clivagem) da célula ovo ou zigoto.


Quanto maior a quantidade de vitelo, menor é a velocidade do processo de segmentação; Quanto menor a quantidade de vitelo, maior a velocidade do processo de segmentação.

DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS:

Isolécito: (oligolécito, alécito ou homolécito), óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula.
- Tipo de segmentação: holoblástica igual.
- Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.

Heterolécito: (mediolécito ou miolécito), óvulos com muito vitelo dispersos pela célula, formando uma região distinguindo o pólo animal (com pouco vitelo, contendo o núcleo) e o pólo vegetativo (concentrada em vitelo).
- Tipo de segmentação: holoblástica desigual, formando após divisão, dois tipos de células com tamanhos diferenciados (os micrômeros e os macrômeros).
- Exemplo: moluscos, platelmintos, anelídeos, anfíbios e alguns peixes.

Telolécito: (megalécito), óvulos maiores, contendo muito vitelo disperso na célula. O núcleo fica localizado em uma região delimitada por uma cicatrícula que separa o pólo animal do vegetal.
- Tipo de segmentação: Meroblástica discoidal.
- Exemplo: répteis, aves e alguns peixes.

Centrolécito: óvulo com vitelo concentrado na região central juntamente ao núcleo. O vitelo nesse tipo de célula não se divide, porém o núcleo passa por diversas divisões com posterior migração para a periferia.
- Tipo de segmentação: Meroblástica superficial.
- Exemplo: artrópodes.

                                               


                             
                                                 

Tipos de segmentação

O tipo de segmentação sofrida pelo zigoto depende da quantidade de vitelo no interior do óvulo. Os tipos de segmentação embrionária são: holoblástica e meroblástica.


 O tipo de segmentação que o zigoto sofrerá está relacionado à quantidade de vitelo acumulada no óvulo. Quanto maior a quantidade de vitelo no óvulo, mais lenta será a segmentação do zigoto. Os tipos de segmentação embrionária são: segmentação holoblástica ou total, e segmentação meroblástica ou parcial.

Segmentação holoblástica ou total: È o tipo de segmentação que ocorre no ovo todo e é comum nos ovos alécitos, oligolécitos e heterolécitos. A segmentação holoblástica é dividida em holoblástica igual, holoblástica desigual e holoblástica sub igual.


Segmentação holoblástica igual: esse tipo de segmentação ocorre em ovos alécitos e em alguns ovos oligolécitos. Caracteriza-se pela formação de oito blastômeros iguais na terceira clivagem.

Segmentação holoblástica desigual: tipo de segmentação que ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns ovos oligolécitos. Caracteriza-se pela formação de oito blastômeros de tamanhos diferentes na terceira clivagem. Os blastômeros maiores são denominados macrômeros; e os menores, micrômeros.

Em razão da diferença na distribuição do vitelo, a segmentação meroblástica parcial se divide em discoidal e superficial. 

Segmentação meroblástica discoidal: As clivagens se dão apenas na região da célula que não tem vitelo, chamada de cicatrícula. Esse tipo de clivagem ocorre nos ovos telolécitos.

Segmentação meroblástica superficial: ocorre nos ovos centrolécitos. Nesse tipo de segmentação, as células embrionárias se encontram na superfície do ovo.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog